No terceiro dia do mês de Fevereiro, a turma 10.1 juntamente com os professores de Biologia/Geologia e Físico-química foram visitar o Parque Paleozóico de Valongo, esta visita teve como principal objectivo consolidar os conhecimentos dos alunos sobre a história geologia da região Norte do nosso país.
A visita teve inicio no centro interpretativo, que outrora fora um moinho e serração hidráulica que serve de difusão de toda a actividade do parque. Foi no centro interpretativo que os alunos foram esclarecidos sobre o ambiente geológico daquela região e todos os fenómenos geológicos e espécies animais que por lá passaram.
A visita continuou, seguiu-se a visita ao parque Paleozóico, local onde os alunos tiveram oportunidade de interagir com tudo o que lhes foi lesionado anteriormente, quer no centro interpretativo, quer nas aulas de Geologia.
Enquadramento geológico
“As formações que ocorrem na área do Parque Paleozóico de Valongo, ou no seu envolvente mais próximo, à excepção de alguns terraços fluviais e dos aluviões de rio, que são depósitos recentes do Quaternário, são de idade paleozóica ou mais antiga, com idades superiores a 280 milhões de anos.”
O parque era todo ele coberto de água, assim sendo, é possível encontrar fosseis de animais marinhos.
Durante o período da visita, os alunos tiveram a presença de uma guia que os elucidava das partes mais importantes da visita.
Houve varias paragens ao longo do percurso:
1º Paragem - nesta primeira paragem, os alunos tiveram a oportunidade de observar uma falha, foi explicado pela guia a origem da falha, a guia falou também de algumas características do xisto.
2º Paragem - na segunda paragem os alunos observaram um filão
3º Paragem – na terceira paragem, foi visto pelos alunos uma dobra.
4º Paragem – esta paragem foi muito importante pois os alunos tiveram oportunidade de observar marcas de ondulação de água, o que é uma prova que o parque já foi, outrora, coberto de água.
5º Paragem – foi observado pelos alunos um conglomerado
6º Paragem – na última paragem, os alunos observaram, com ajuda da guia, as serras quartziticas
