quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Petroleo

O petróleo é uma substância viscosa e inflamável. Consegue-se identificar através do cheiro ou da sua cor escura.
O petróleo é um recurso natural, visto que se obtém através da superfície terrestre, mas também, um recurso não renovável, pois a sua capacidade de regeneração é bastante lenta e, além disso, o seu dispêndio tem sido bastante elevado.
Alguns materiais são derivados do petróleo, tais como:
• gás de petróleo
• querosene
• gasolina
• gasóleo
• óleo lubrificante
• óleo combustível


Assim como qualquer outra coisa, o petróleo tem benefícios e consequências. Uma das suas maiores consequências é a poluição, por exemplo quando um petroleiro derrama grandes quantidades de petróleo no mar, não há possibilidade alguma de poder reparar os danos cometidos.





O maior beneficio é que antigamente existia em grandes quantidades o que fez com que se tornasse uma das melhores formas de energia e de combustível.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sedimentaçao



Este trabalho foi proposto pelo nosso professor de geologia, no âmbito de analisarmos o processo de sedimentação. A sedimentação inicia-se com o desgaste de uma rocha, esta fica exposta e altera-se quimica e fisicamente devido aos agentes erosivos, por consequência a rocha desgasta-se originando pequenos fragmentos. Os sedimentos são transportados pelo vento e pela água, até se depositarem numa bacia sedimentar. A este processo damos o nome de sedimentogénese. Depois, os sedimentos, são compactados e cimentados, transformando-se em rochas coerentes – diagénese. Esta rocha apresenta, se não houver nenhum factor contra, camadas horizontais. Cada uma dessas camadas é delimitada por duas superfícies e designa-se por estratos. Os estratos correspondem à sedimentação que ocorreu num período de tempo.

Rochas e as suas características


Uma das primeiras matérias que a turma 10.1, da Didáxis- cooperativa de ensino de Riba d' Ave, aprendeu na disciplina de Geologia foi:
-"Rochas e as suas Características".
Aprendemos a classificar, distinguir e caracterizar os três tipos de rochas existentes - sedimentares, metamorficas e magmaticas.
Contudo , este estudo foi-nos muito util para preencher a tabela apresentada na figura ao lado.
Concluímos que os diferentes tipos de rochas apresentam várias diferenças nas suas características, dependendo do seu meio e condições de formação.